Ressecamento Vaginal: Isso já aconteceu com você?

15.3k 0
Ressecamento Vaginal
()

Tópico: Ressecamento Vaginal

Ressecamento vaginal é uma alteração natural da lubrificação vaginal que pode causar grande desconforto.

Se você é mulher já passou por algum momento na transa onde foi difícil a penetração ou até mesmo depois de já ter iniciado a penetração precisou parar e correr para pegar o lubrificante íntimo.

Então bem vinda a este post, pois nele vou falar sobre essa situação, o ressecamento vaginal, que é comum entre as mulheres mas preste atenção, eu disse comum e não normal.

A lubrificação vaginal é importante para que o ato sexual seja confortável e prazeroso para a mulher, mas em alguma fase da vida toda mulher vai vivenciar um período de ressecamento vaginal.

o ressecamento vaginal ou secura vaginal, é algo que se apresenta mais frequente no período de menopausa , mas mulheres jovens também podem vivenciar esse desconforto.

Muitas vezes a falta de conhecimento sobre o próprio corpo não permite a mulher enxergar que algo não está em normalidade e achar que tudo bem forçar o sexo mesmo sentindo incômodo e até dor.

Além disso, nós mulheres fomos educadas de modo a achar que temos que fazer o sexo a todo custo para agradar a pessoa com quem nos relacionamos, mesmo que isso custe nosso conforto ou prazer.

Quando Identificar O Ressecamento vaginal?

Ao se masturbar, colocar absorvente interno e até principalmente na hora do sexo perceber que está “seco” e está difícil continuar é sinal de que a lubrificação não está como antes.

Possíveis Causas Do Ressecamento vaginal:

Alterações Hormonais

Essa é uma das principais causas e está relacionada a diminuição da produção de estrogênio no organismo, pois esse hormônio é responsável por manter uma camada fina de lubrificação na mucosa vaginal.

Essas alterações podem acontecer devido à menopausa, pós parto, durante a amamentação ou até mesmo devido ao uso de anticoncepcional hormonal.

Uso De Medicamentos

Alguns remédios que são utilizados para tratar resfriados, alergias e que contém anti-histamínico, e alguns remédios para asma podem ressecar as mucosas do corpo todo, incluindo a mucosa vagina, causando o ressecamento vaginal.

O que fazer: consultar o médico e tentar a substituição por outro medicamento.

Ansiedade

A ansiedade em excesso pode se manifestar com alterações no corpo e afetar a libido e lubrificação.

O que fazer: descobrir as causas e tratar a ansiedade.

Falta De Estimulação

Muitas mulheres jovens que sofrem de ressecamento vaginal, na verdade não tem um “problema orgânico”, mas falta de conhecimento corporal e de estimulação adequada.

A preliminar é fundamental para o estímulo antes do sexo. Por meio da estimulação e com a excitação o fluxo sanguíneo da vagina aumenta e como consequência a lubrificação também.

É de extrema importância que a mulher esteja lubrificada para que o pênis  possa entrar e deslizar confortavelmente tanto para o homem como para mulher.

O que fazer: aumentar o tempo de preliminar e intimidade do casal visando estímulos 
mais prazerosos e melhorando a libido.

Tratamento De Câncer De Mama

cancer-de-mama

Algumas mulheres que sofrem com o câncer de mama e fazem tratamento têm alterações hormonais significativas que afetam diretamente a lubrificação.

O que fazer: seguir o tratamento e utilizar lubrificantes adequados, livre de hormônios.

Em todos os casos o uso de lubrificante íntimo é sempre bem vindo e recomendação, porém o ideal é podermos usufruir de nossa lubrificação natural.

Quando há recorrência desse ressecamento vaginal, a reação sexual passa a ser um transtorno e até um martírio para as mulheres e afeta diretamente a libido e pode trazer episódios de dor. Com esse histórico negativo, a libido é afetada e quando notar a mulher está sem desejo sexual nenhum por um motivo tranquilo de se tratar.

De todo modo, diálogo sempre é necessário para que o parceiro entenda o que acontece e saber de que modo ele pode ajudar. Você que é mulher também deve falar sobre o assunto e pedir ajuda.

Em alguns casos a Terapia Sexual é recomendada para investigar e tratar uma possível disfunção sexual e o Pompoarismo também pode ajudar muito.

Existem também lubrificantes íntimos livres de hormônio e que repõe as células de água com ácido hialurônico.

Espero que tenham gostado e depois dessas dicas aqui, se joga e goza!

E para você quer investir no seu relacionamento e sair da rotina, segue aqui o link da minha loja na Apimentou, com os produtos que eu indico e trabalho.

Te convido a conhecer a minha loja e a experimentar. É caminho sem volta!

E oh, aqui no Blog da Apimentou, nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado as nossas vidas sexuais.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixa um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode ainda enviar para alguém que você queira, para ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todas as terças, quintas e sábados tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no Youtube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Thalita Cesário

Seja bem vinde a minha coluna na Apimentou. Nesse cantinho especial uso do meu conhecimento como Terapeuta e Educadora sexual e como lojista do mercado há quase 10 anos para fazer a curadoria de excelentes produtos e conteúdos relacionados a prazer, sexo, sexualidade, relacionamento e bem estar sexual para trazer o máximo de informação de qualidade contribuindo ao máximo para o seu prazer. Instagram: @athalitacesario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *