Como Funciona o Relacionamento Aberto?

588 0
relacionamento aberto
()

Tópico: Relacionamento aberto

Muito se fala sobre relacionamento aberto, porém, romper com a monogamia e manter uma relação “não convencional” saudável e feliz pode ser um grande desafio.

Para quem está em dúvida entre optar ou não por essa maneira de se relacionar, o conteúdo do post de hoje pode ajudar a descobrir se o relacionamento aberto funciona para você.

Diferença entre Relacionamento Aberto e Poliamor

Quando falamos em poliamor, mencionamos uma relação entre duas ou mais pessoas, em que cada par tem consciência da presença de outros, e que às vezes, pode até resultar em uma convivência.

O casal aberto, por sua vez, prevê que os dois são livres para sair com outras pessoas, sem a necessidade do par estar ciente disso.

Além disso, enquanto as pessoas poliamorosas amam outras pessoas, no caso de um relacionamento aberto, as relações realizadas podem ser simplesmente de natureza sexual.

Como gerenciar um relacionamento aberto

Antes de tudo, vale ressaltar que uma relação aberta não é uma tentativa de recuperar algo que já se findou, mas uma escolha consciente que implica muito compromisso, respeito mútuo e amor.

Um relacionamento aberto pode ser útil para reacender a paixão, para entender melhor a si mesmo e o outro, mas se não houver mais sentimento, nunca resolverá a situação. 

Na verdade, certamente a piorará. 

Dessa forma, se você não ama mais seu par, o melhor talvez seja terminar.

No entanto se, por outro lado, você tem ao seu lado uma pessoa que gosta muito, da qual você não quer se separar, um pouco mais de liberdade pode ser uma boa opção.

Mais e mais pessoas estão escolhendo entrar em um relacionamento aberto para trazer um pouco de emoção e adrenalina a vida como um casal.

É importante, no entanto, deixar claro que as coisas são feitas a dois, e a única maneira de fazer esse tipo de relacionamento funcionar, é conversar e definir as regras. 

De fato, se está mergulhando em algo ainda pouco conhecido, logo pode ser difícil estabelecer os limites que não devem ser ultrapassados.

O ideal é fazer uma lista de diretrizes ou regras reais que deixarão o casal à vontade. 

Cada um de vocês deve ter clareza sobre quais são suas limitações e quais liberdades estão dispostos a dar um ao outro. 

Entre as regras que você pode dar a si mesmo, certamente deve haver limites em relação à sexualidade: até onde você pode ir? Com que frequência você pode conhecer outras pessoas?

Da mesma forma, é bom falar sobre limites emocionais: com quais pessoas não se deve sair?  Deseja que o outro compartilhe as experiências com você ou prefere não saber de nada?

Descubra se você está realmente disposto a aceitar essa mudança, principalmente se está em um relacionamento há muito tempo. 

Inicialmente, as coisas podem ir muito bem e dar a você um novo desejo de brincar e provocar… Mas com o tempo elas podem piorar. 

Após os primeiros momentos de euforia, devido à novidade, podem surgir problemas como o ciúme e insegurança.

Os problemas mais comuns de um relacionamento aberto

O julgamento dos outros

O medo do julgamento da sociedade é o principal motivo pelo qual a maioria das pessoas se sentem desanimadas com a ideia de iniciar um relacionamento aberto.

Infelizmente, ainda hoje, apesar desse tipo de relacionamento estar se popularizando, nos deparamos com muitos preconceitos contra quem decide viver sua vida amorosa livremente.

O relacionamento aberto é visto pela sociedade como uma traição consensual, como um relacionamento doentio ou mesmo, não é visto como um relacionamento real. 

Além disso, especialmente para uma mulher, as críticas pessoais costumam ser mais pesadas.

De qualquer forma, se você e seu par definiram juntos viver um relacionamento aberto, e acham ser a escolha certa, os julgamentos dos outros não devem preocupá-los. 

Apenas sigam em frente com a decisão.

Ciúmes

Pode parecer paradoxal, mas o ciúme é o principal obstáculo nesse tipo de relacionamento. 

Somos seres humanos e sentir ciúmes é normal. O importante é que isso não cause tensão excessiva e comportamento irracional que possa arruinar o relacionamento.

Quando você sente ciúmes é importante tentar entender quais são as causas que o desencadeiam. 

Analisar sua própria emoção pode ser uma boa oportunidade para entender se o relacionamento ainda está indo na direção que você gostaria.

O ciúme é devido ao fato de seu par estar se comportando de forma inadequada de acordo com as regras que você concordou? Você está com ciúmes porque não está mais disposta a compartilhar seu par com outras pessoas? As regras que você estabeleceu no passado não combinam mais com você? 

É muito importante que você responda a essas perguntas para entender o que essa emoção negativa está causando. 

Lembre-se de que as decisões que você tomou no início do relacionamento não são para sempre, você pode discuti-las e alterá-las para buscar uma nova serenidade.

Os 3 segredos para um relacionamento aberto feliz

Aqui estão alguns segredos para o bom funcionamento desta relação. 

Não se trata da importância do diálogo e das regras, mas de conselhos para aplicar em si mesmo para se preparar para a nova aventura.

1. Enfrente suas inseguranças

Em qualquer tipo de relação, ainda mais aberta, é fundamental lidar com as próprias inseguranças, pois o seu par se conectará com outras pessoas e você não deve se sentir inferior a eles, em nenhum momento.

Trabalhe esse fator em si mesmo! Pois não é possível começar um relacionamento aberto, sem realmente gostar e aceitar a si mesmo. 

Além disso, é preciso ter certeza de que para o seu par, você sempre será o/a primeiro(a) da lista, em qualquer circunstância. 

2. Nunca se force a nada

Sempre respeite a si mesmo e suas emoções. Se você não se sente ouvido(a), se seu par se comporta de uma forma que não te faz se sentir bem, fale sobre isso. 

Respeito e confiança são as chaves de tudo, sem respeitar as regras e a si mesmo e do outro, um relacionamento aberto pode facilmente se transformar em uma simples infidelidade.

3. Faça pelos motivos certos

O relacionamento aberto não precisa ser uma desculpa para trair. 

Sem uma forte consciência de si mesmo e de seus sentimentos, você corre o risco de acabar em uma espiral de ciúmes e desrespeito, o que certamente não melhorará sua vida como casal, se esse for o seu propósito. 

Mesmo que você decida sair com outras pessoas ocasionalmente, seu par sempre merece tempo e amor.

Considerações finais

Certamente não é fácil gerir um relacionamento aberto, mas para a felicidade do casal, o núcleo duro deve ser formado pela comunicação, transparência, sinceridade, concordância nas regras e confiança.

O que é permitido e o que não é permitido? O sexo é permitido? Podemos apresentar e convidar outras pessoas para vários eventos familiares? Aceita que você não tem controle sobre as decisões do outro? Por que eu quero um relacionamento aberto? Poderia ameaçar meu casamento?

Sem dúvida, para responder a todas essas perguntas o relacionamento do casal deve ser muito sólido. 

Se você ainda não tem certeza sobre tudo isso, é melhor buscar outros caminhos, como terapia de casal, e outras formas de apimentar a relação à dois.

Mas, o fato é que, relacionamento aberto, para quem deseja dar um up no relacionamento, é uma alternativa válida à monogamia. 

Muitas vezes quem escolhe esse caminho, apesar dos obstáculos a serem enfrentados, parece estar muito mais feliz do que em uma história de amor tradicional.

Então, gostou do post de hoje sobre Como funciona o relacionamento aberto? Acha que é para você? Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo, afinal, a sua opinião é muito importante para nós.

E não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima!

Quer Apimentar O Seu Relacionamento?

Acesse a nossa loja em Apimentou.com.br e passeie pelos departamentos e categorias. Nós possuímos uma infinidade de produtos de diferentes marcas, modelos, estilos, funções e tamanhos que farão você pirar com tanta novidade e possibilidade.

E o site ainda possui comparador de preços de produtos e frete de diversos lojistas de todo o Brasil, para você comprar mais barato e receber mais rápido.

E o mais legal, nós estamos online no site TODOS OS DIAS, das 11h à 0h!

Estamos sempre online para atender você e tirar todas as suas dúvidas, além de lhe ajudar a comprar o melhor produto, pelo menor preço.

Não é robô que fica respondendo um monte de besteira, tirando a nossa paciência… É o nosso time de experts em produtos sensuais e eróticos para lhe dar o melhor atendimento na Apimentou!

E tudo respeitando o sigilo nas informações passadas e em sua identificação.

Basta nos chamar no chat online do site! ; )

E, oh, aqui no Blog da Apimentou nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado à nossa vida sexual.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixe um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode enviar a alguém que você queira ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todos os dias tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no YouTube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Bia Braga

Consultora e Expert Apimentou. Heavy User de Produtos Sensuais. Instagram: @apimentou.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *