Sexualidade da mulher com câncer de mama

997 0
câncer de mama
()

Tópico: Câncer de Mama

Quando entramos no mês de Outubro, chega com ele várias campanhas de conscientização contra o câncer de mama. 

Campanha por sinal muito importante, porém devemos lembrar que a doença se faz presente diariamente na vida de várias mulheres.

Mas O Que É O Outubro Rosa?

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. 

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. 

Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Agora que sabemos de sua importância, também é de suma importância falar sobre os impactos do câncer na sexualidade da mulher, aqui em especial vou falar sobre o câncer de mama.

Sexualidade Da Mulher Com Câncer De Mama

Queda de cabelo e dos pelos, retirada das mamas, perda do desejo sexual e secura vaginal são as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres em tratamento contra o câncer de mama quando o assunto é sexo.

Segundo uma pesquisa realizada na Austrália e publicada no Journal of Sexual Medicine, 70% das pacientes têm problemas na vida sexual nessa fase, e é número alto tendo em vista a faixa etária média de 54 anos das cerca de mil mulheres ouvidas pelo médico e pesquisador da Monash University, Robin Bell.

É importante que as relações sexuais sejam sempre estimuladas durante e depois do tratamento, pois as disfunções sexuais acontecem com maior frequência até dois anos após o diagnóstico. 

Este é momento em que acontece a chamada menopausa precoce.

Conforme os autores do estudo, os problemas com a sexualidade da mulher com câncer de mama tem origem principalmente pela insegurança em relação a como o parceiro irá reagir ao corpo mastectomizado ( cirurgia de retirada da mama ). 

E o psicológico como consequência afeta a qualidade da atividade sexual.

Os seios são uma das representações de feminilidade da mulher, da sua sexualidade. 

É de se supor, portanto, que o câncer de mama expressa uma possível perda de contato consigo mesma, tocando profundamente sua estrutura emocional e física — confirma no artigo “Câncer de mama e sexualidade feminina: os simbolismos existentes nessa relação” a psicóloga Suzanne Maria de Carvalho Leal.

Sexo Ainda É Tabu

Enquanto o termo “oncosexology” (oncosexologia, em tradução livre) já é debatido nos Estados Unidos e trata a sexualidade dos pacientes com câncer, no Brasil a pauta é negligenciada na formação profissional. 

É o que acredita a pesquisadora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (SP), Simone Ferreira, que estuda a sexualidade de mulheres com câncer de mama e ginecológico na Universidade de São Paulo (USP).

Existe um despreparo. Temos um modelo biomédico que tem a cura como prioridade. Quando não deveria ser assim. 

Como sempre digo, a Sexualidade é de grande importância para o ser humano. Ela estando saudável, ajuda outras áreas da vida.

Outra possível justificativa é a vergonha, porque nem todo mundo tem a sexualidade bem resolvida, e o sexo é uma construção sociológica. 

Também há uma questão de gênero: com uma obrigação social de a mulher servir o marido e, com isso, ter dificuldade de ressignificar o sexo. 

Por fim, o fato de serem em maioria mulheres atendendo mulheres, a relação pode gerar vulnerabilidade e espantar o assunto.

A paciente e presidente da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), Leoni Margarida Simm, comprova o pouco enfoque na sexualidade e acrescenta a importância do papel do parceiro nesse processo.

Câncer Sutra: Sexo Para Prevenir

— Não conversaram comigo sobre isso, perdi o libido e não queria que ninguém me visse nua, nem meu marido. Mas ele foi fundamental e me dizia: tu és todas as mulheres, conforme eu mudava a peruca ou o lenço — lembra.

A Associação Americana de Luta Contra o Câncer lançou o www.cancersutra.com

O endereço funciona como um guia de detecção dos câncer de mama, próstata e pele a partir da prática de diferentes posições sexuais que privilegiem o contato. 

O objetivo é despertar a atenção do parceiro para os sinais precoces da doença.

O site explica com ilustrações como cada posição pode detectar os primeiros sintomas de possíveis tumores (caroços, manchas, eczemas e pintas, por exemplo). 

Há também o aconselhamento de procurar um médico para fazer o diagnóstico correto. Além de posições para heterossexuais, o guia também engloba opções para casais gays.

5 Dicas Para Melhorar A Relação Sexual

1. Ajuda Psicológica E De Um Terapeuta Sexual

— Procure um psicólogo para acelerar o processo de adaptação em relação ao novo corpo;

— A presença do companheiro pode ser importante nessa etapa.

— A Terapia sexual vai ajudar a driblar as possíveis disfunções sexuais.

2. Atividades Físicas

— Movimentar o corpo nesse período pode ajudar a melhorar o desempenho sexual.

3. Lubrificante

— Use lubrificantes apenas à base de água durante a quimioterapia e radioterapia;

— Depois, durante o tratamento hormonal, peça para o seu médico receitar algum medicamento que contenha outras substâncias que possam potencializar os efeitos;

— Utilize o aplicador nos dois casos, porque a lubrificação deve chegar até o canal vaginal para que você não sinta dor, e não apenas na vagina. Em pacientes de câncer de colo de útero, isso é ainda mais importante, porque pode acontecer a estenose (estreitamento do canal vaginal).

Gel Hidra Confort
Gel Lubrificante Hidra Confort - (Disponível em nossa Loja - Clique para comprar).

4. Imaginação

— É comum perder a libido (vontade de fazer sexo) durante o tratamento do câncer, por isso invista no poder da sua mente.

5. Acessórios

— A autoestima é outro problema enfrentado pela mulher com câncer que deseja manter-se sexualmente ativa. Por que não apostar em uma lingerie especial para se sentir mais atraente? O lenço para cobrir a carequinha pode ser outra opção.

Espero que com esse post possamos ajudar as mulheres a passarem por essa fase de uma forma mais confortável e conectadas com sua sexualidade.

Um beijo, se joga e goza!

E oh, aqui no Blog da Apimentou, nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado as nossas vidas sexuais. 

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixa um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode ainda enviar para alguém que você queira, para ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todos os dias tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no Youtube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Thalita Cesário

Seja bem vinde a minha coluna na Apimentou. Nesse cantinho especial uso do meu conhecimento como Terapeuta e Educadora sexual e como lojista do mercado há quase 10 anos para fazer a curadoria de excelentes produtos e conteúdos relacionados a prazer, sexo, sexualidade, relacionamento e bem estar sexual para trazer o máximo de informação de qualidade contribuindo ao máximo para o seu prazer. Instagram: @athalitacesario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *