Tônico Íntimo. Afinal, Para Que Serve?

808 0
tonico intimo
()

Tópico: Tônico Íntimo

O tônico, embora muitas vezes esquecido durante uma rotina de cuidados, pode realmente fazer maravilhas à sua pele.

Este produto, vem sendo disponível em vários tipos e versões para atender as mais diversas necessidades, inclusive as da área genital.

Uma limpeza rápida com um lenço umedecido, ou com um pouco de sabonete durante o banho não são suficientes para cuidar da região pélvica adequadamente.

Portanto, confira no post de hoje, como cuidar da área genital e os benefícios do tônico íntimo para a sua pele. Vamos lá?

Por que cuidar da pele íntima é tão importante?

A pele é o maior órgão do corpo humano, e sofre diariamente, de forma sistemática e inevitável, muitas agressões externas, seja pelo suor, depilação, etc.

Portanto, os cuidados diários são necessários para remover todos os vestígios de sujeira, células mortas, além de tonificar, hidratar e deixar a pele com aspecto viçoso e sempre rejuvenescido.

Caso isso não seja feito com frequência, tudo se acumula na superfície da pele, contribuindo para a formação manchas, foliculites, descamação, pele irritada, etc.

Logo, alguns cuidados básicos para se manter a saúde da pele em dia são: limpar, tonificar e hidratar. Vejamos a importância de cada etapa a seguir:

Os benefícios de limpar da pele

Sem uma limpeza correta, a pele fica coberta por uma espessa camada de impurezas que pode dificultar a penetração dos ingredientes ativos que posteriormente irá aplicar. 

A limpeza torna-a mais receptiva aos tratamentos posteriores como esfoliantes, tônicos e hidratantes específicos para área intima.

Além disso, usar sabonetes íntimos é importante para manter a saúde genital, evitando infecções, irritações e vermelhidão.

Portanto, atente-se a higiene íntima apropriada em todas as idades: na infância, adolescência, idade reprodutiva e menopausa.

Os benefícios de tonificar a pele

A delicada fórmula de um tônico contém princípios ativos úteis para refrescar e revitalizar a pele, reequilibrar o pH da epiderme e preparar a pele para os tratamentos subsequentes.

Frequentemente, antioxidantes que são valiosos para a pele também são removidos durante a limpeza, que um tônico é capaz de repor.

Alguns tipos de tônicos têm um leve poder esfoliante que elimina as células mortas, neutralizando o fenômeno dos pelos encravados e a foliculite. O resultado final é uma pele significativamente mais saudável.

Resumidamente, as vantagens de um tônico são:

  • Restaura o pH da pele após a limpeza, ou seja, equilibra a acidez natural da pele após a lavagem com água que pode ser rica em calcário, que se instala na pele e a longo prazo mostra seus efeitos.
  • Atua como um regulador de sebo, eliminando assim o efeito de brilho indesejado causado pelo excesso de sebo.
  • Revitaliza e rejuvenesce os tecidos da pele, estimulando os processos de produção de colágeno e elastina. Além de uniformizar o tom da pele, ainda reduzir a vermelhidão e a irritação graças ao seu efeito purificante e calmante que dá uma sensação imediata de frescor.
  • Permite uma maior penetração dos princípios ativos do creme hidratante que serão aplicados posteriormente para completar a rotina de cuidados com a pele intima.

Para a sua aplicação basta aplicá-lo umedecendo um algodão com uma pequena quantidade do produto e depois friccionar por toda a pele da região pélvica, sem esfregar.

Quais os tipos de Tônico Íntimo existem?

No mercado existem diferentes tipos específicos de tônicos, inclusive você pode conferi-los na Loja Apimentou.

  1. Tônico Purificante para Região Pélvica Dermosex

Tônico Purificante para Região Pélvica Dermosex tonifica e hidrata. É rico em extratos de plantas e sem álcool, sendo a loção perfeita para uma pele perfeitamente reequilibrada e saudável. Age contra a irritação de peles sensíveis.

Ativos do produto:

  • Alantoína

A alantoína (5-ureido-hidantoína) pode ser extraída de uma planta conhecida como confrei (Symphytum officinale), possui excelente ação cicatrizante, pois favorece a proliferação celular acelerando a regeneração da pele lesada.

Sua ação hidratante é devido a capacidade de ser hidrolisada em ureia na pele. Anti-Irritante, renovador celular e melhora a umectação da pele. Atua sobre a pele áspera e rachada, tornando-a lisa e flexível, podendo ser aplicado em peles sensíveis. Usada nas concentrações de 0,1 a 2% em pH 6,0.

Propriedades e benefícios da Alantoína:

  1. Renovador celular usado em cicatrização de feridas;
  2. Propriedades estimulantes, hidratantes e esfoliantes;
  3. Protege e acalma a pele, estimulando a renovação da pele;
  4. Hidrata a pele, melhorando a capacidade de reter a água;
  5. Esfoliante, ajuda a eliminar as células mortas da derme, proporcionando maciez;
  6. Suaviza a pele, tornando-a mais macia e flexível.
  • Calêndula

O óleo de calêndula possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas que podem torná-lo útil na cicatrização de feridas, alívio de eczema e assaduras. Ele também pode ser usado como antisséptico. Além disso, ele pode melhorar a aparência da pele.

  • Camomila

A Camomila é muito utilizada na fabricação de cremes hidratantes e suavizantes para a pele, por ter propriedades que atuam nas células da pele dando-lhes mais brilho e retirando o aspecto seco e envelhecido.

A seguir se destacam alguns de seus benefícios:

  • A Camomila tem incrível propriedade de cura, antioxidante e hidratante e é considerado um remédio eficaz para limpeza de pele. Ela também pode ser usada como tônico para fazer limpeza da pele e também como calmante em casos de alergia.
  • A Camomila é um excelente clareador natural da pele. É capaz de suavizar manchas, ajudando a iluminá-la e a torná-la radiante. Ela fecha os poros e acalma a pele, suavizando assim as manchas e cicatrizes de inflamação.
  • Após a depilação, muitas pessoas apresentam irritação e coceira nesta área da pele. Essa irritação acontece por causa de uma dermatite de contato irritativa, que desencadeia um processo inflamatório. A Camomila tem ação anti-inflamatória e ajuda a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão e a coceira.
  • Extrato de Aloe Vera

O gel da folha da babosa é composto por 99,5% água e 0,5% de aminoácidos, açúcares, esteróis e vitaminas, como a A, C e E, que são conhecidas por suas propriedades antioxidantes.

Para a pele, é bacana ressaltar que os princípios ativos têm uma alta capacidade de penetração, indo até as camadas mais profundas da pele.

A babosa ainda tem seis agentes anti-sépticos (lupeol, ácido salicílico, nitrogênio uréico, ácido cinamônico, fenóis e enxofre). Todos eles têm ação inibitória sobre fungos e bactérias.

Os benefícios de hidratar a pele

Quando carecem de hidratação, as células da epiderme tendem a ficar ressecadas e opacas. Obviamente, isso dá uma aparência acinzentada à pele e, uma tez sem brilho.

Além disso, a pele seca perde sua capacidade de defesa, tornando-se alvo fácil para irritações e infecções, criando fissuras e escamas imperceptíveis.

Para evitar isso, aplicar um hidratante íntimo é fundamental, pois permite a reposição ou a retenção de moléculas de água na derme.

Quando a pele está hidratada, ela não só fica mais macia e bonita, mas também protegida conta as agressões externas, que podem facilmente levar a problemas como o ressecamento e a dermatite.

Considerações finais

Como vimos cuidar da pele é essencial e o tônico é uma etapa fundamental em nossa rotina de cuidados, e como tal, nunca deve ser subestimado ou “ignorado”.

Refrescante e suave, o tônico é capaz de restituir a elasticidade à pele, proporcionando um toque aveludado após o seu ritual de limpeza. 

A ação tonificante desta loção pélvica otimiza os cuidados de hidratação, aplicados em seguida.

Então, me conta nos comentários se o tônico íntimo, já faz parte dos seus produtos de cuidados para Região Pélvica.

E se você gostou do assunto de hoje, não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais. Até a próxima.

E, oh, aqui no Blog da Apimentou nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado à nossa vida sexual.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixe um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode enviar a alguém que você queira ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todas as terças, quintas e sábados tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no YouTube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Ana Lúcia

Consultora e Expert Apimentou. Heavy User de Produtos Sensuais. Instagram: @apimentou.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *