4 Dicas Importantes para Cuidar do Seu Bem-Estar Sexual​

144 0
bem-estar sexual
()

tópico: Bem-Estar

Você já pensou em cuidar do bem-estar da sua sexualidade assim como o do mental? 

Especialmente, porque os dois estão intimamente ligados.

Falar sobre bem-estar sexual não se resume apenas ao ato em si, e também, não depende de estarmos com outra pessoa. 

O bem-estar sexual é a possibilidade de explorar livremente essa área da vida, sem culpa, preconceitos, com segurança e prazer.

Saiba no post de hoje, tudo sobre o bem-estar sexual, entenda por que ele é importante para a nossa qualidade de vida e veja 4 dicas muito importantes para cuidar dele.

O que é bem-estar sexual?

Para entender exatamente o que é, segue a definição de saúde sexual da OMS:

A saúde sexual resulta da integração dos aspectos somáticos, afetivos, intelectuais e sociais do ser sexual que permitem a valorização da personalidade, da comunicação e do amor. comportamento sexual e reprodutivo em harmonia com uma ética social e pessoal; – estar livre de sentimentos de ódio, vergonha, culpa, falsas crenças e outros fatores psicológicos que inibem a resposta sexual e perturbam a relação sexual; – estar livre de distúrbios, doenças e deficiências orgânicas que interferem nas funções sexuais e reprodutivas”.

O bem-estar sexual é parte integrante do bem-estar geral de uma pessoa. 

No entanto, muitas vezes, tendemos a identificar sexualidade com genitalidade e com a expressão de um desejo ou impulso sexual. 

Porém, pensar a sexualidade com uma referência exclusivamente física é muito redutivo.

Na realidade, a sexualidade também é vivenciada e expressa em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, comportamentos, valores, práticas, relacionamentos, e influenciada por hábitos e normas culturais e legais.

Bem-estar sexual do casal

Alguns casais podem vivenciar problemas na esfera sexual. Seja pela falta de experiência de um dos dois, ou pela incapacidade de comunicar o que realmente se deseja. 

Uma vida sexual ruim pode prejudicar o relacionamento, assim como a saúde física e psicológica. 

Portanto é necessário sempre falar sobre questões sexuais de forma aberta e com absoluta sinceridade. 

Uma vida sexual saudável ajuda o corpo a liberar o estresse, melhora a pressão arterial, e promove a atividade respiratória e cardiovascular. 

O bem-estar sexual é um verdadeiro caminho terapêutico que se traduz em uma busca contínua pela felicidade. 

Bem-estar sexual: a solo

Para ter um relacionamento perfeito e experiências sexuais satisfatórias, você precisa, em primeiro lugar, se autoconhecer e ser honesta(o) consigo mesma(o). 

Se engana quem acha que só é possível sentir prazer na companhia do outro. 

Antes de se envolver com alguém, é preciso encontrar a satisfação em si mesmo. 

O bem-estar sexual é antes de tudo uma questão de autoconhecimento. 

Você deve estar confortável com seu corpo e saber o que gosta e o que não te oferece prazer – independentemente de ter ou não um par.

Ser capaz de sentir prazer sozinha é essencial na busca pelo bem-estar sexual. 

Afinal, nada derruba quem é capaz de se dar amor. 

4 Dicas Importantes para cuidar do seu bem-estar sexual

Manter a energia sexual ativa é muito importante para nossa saúde física e mental. 

Afinal, a partir do ato sexual, nosso cérebro libera endorfina, o conhecido “hormônio da felicidade”, que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e melhora o nosso humor, além de muitos outros benefícios. 

Mas o que é preciso para ter uma vida sexual melhor? 

Existem maneiras de cuidar de você e explorar o prazer, e aqui trago 4 dicas importantes para você cuidar do seu bem-estar sexual:

1. Não esconda suas emoções

Nunca finja gostar de algo. Fingir sentir prazer alimentará seu estresse e irá criar uma espiral de insatisfação que eventualmente levará ao desconforto físico. 

Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) com 3.000 mulheres entre 18 e 70 anos de regiões de todo o Brasil revelou que: 67% têm dificuldade para se excitar e 55,6%para chegarem ao orgasmo. 

Alguns fatores como estresse e até mesmo doenças podem interferir nessa situação, que só pode ser avaliada por um médico, mas o ponto de partida é praticar o autoconhecimento. 

É importante conhecer as regiões do seu corpo que mais te causa prazer. Saber onde você sente mais tesão ao ser tocada para então conseguir atingir o tão delicioso orgasmo.

2. Cuide-se

Ter uma rotina de skintimate (prática que reúne cuidados com a região íntima) é tão importante quanto a sua rotina de skincare. Isso porque a pele da região íntima é sensível e, além da limpeza, também precisa de hidratação e esfoliação. 

Assim como usamos sabonete comum para nos lavar, da mesma forma a área íntima exige um especial que respeite o delicado equilíbrio da flora, sem alterar o pH da vagina, e que seja capaz de preservar a saúde genital da mulher.

Algumas mulheres cometem o erro de lavar suas áreas íntimas com sabonete convencional ou gel de banho, mas nada poderia estar mais errado, pois o sabonete, embora tenha um excelente poder de limpeza, possui pH alcalino e, portanto, altera a acidez da área vaginal. 

Isso significa que você deve usar apenas um sabonete íntimo especificamente formulado para limpar e cuidar da delicada área íntima, adequado ao pH ácido da vagina e destinado a preservá-la de infecções bacterianas e problemas como irritação, vermelhidão, coceira, alergias ou processos inflamatórios.

3. Permita-se experimentar

Impossível descrever aqui todo o poder sensorial que os cosméticos sensuais têm. São sensações térmicas, fragrâncias afrodisíacas e texturas para você curtir sozinha ou acompanhada e potencializar o seu bem-estar sexual de diferentes formas. Além disso existem os sex toys.

Apesar das opiniões céticas daqueles que dizem que os brinquedos sexuais eliminam a parte mais “humana” do sexo. 

Estatísticas e pesquisas mostram que vibradores e brinquedos sexuais, não são apenas usados pela grande maioria dos sujeitos sexualmente ativos, mas que em muitos casos eles ajudam e acompanham a experiência sexual simplificando-a com fantasia e erotismo.

Os brinquedos sexuais hoje têm inúmeras formas, tamanhos, cores e funções. 

Seus diferentes empregos permitem que você brinque com sua imaginação e também descubra novos lados de sua sexualidade. 

Casais que utilizam os brinquedos sexuais entre quatro paredes podem criar oportunidades únicas de prazer e conexão, tornando a experiência satisfatória e emocionante.

Além de “mover” a situação no quarto, usar brinquedos sexuais juntos ajuda a evocar versões mais intensas das sensações que você já gosta e ajuda você a se sentir mais intimamente ligado ao seu parceiro.

Além disso, os casais que usam brinquedos sexuais demonstraram estar mais propensos a explorar novas formas de intimidade e a manter o desejo sexual um do outro por mais tempo.

Entender quais características um brinquedo sexual deve cumprir é um primeiro passo para a melhor escolha para você e seu parceiro.

4. Use e abuse de lubrificantes

Um ponto que merece atenção especial é a lubrificação: a secura vaginal é uma condição que afeta mulheres de todas as idades, e pode ser mais crítica na menopausa. 

A secura vaginal é consequência da baixa produção e presença de estrogênio circulante no corpo (por isso é tão comum entre as mulheres na pós-menopausa).

Mas também pode ser causada por infecções vaginais após ataques bacterianos.

Outras situações desencadeantes são gravidez, terapias hormonais contraceptivas, terapias quimioterápicas, radioterapia, tabagismo.

A secura vaginal, infelizmente, pode se tornar um freio na vida sexual das mulheres que sofrem com isso.

Embora o problema possa ser resolvido com a aplicação de géis lubrificantes especiais, é sempre bom buscar tratamento com um médico ginecologista para verificar as causas do problema.

Considerações finais

O prazer está além do corpo. Começa desde um olhar, um cheiro que você gosta, uma boa conversa. 

É a busca por intimidade e carinho. 

Não está apenas na aparência física do outro… O prazer pode e deve ir muito além disso. 

A sexualidade faz parte do autocuidado. 

Explorar o próprio corpo é muito importante para o bem-estar sexual. 

Assim, é possível sentir prazer sozinha e também comunicar para o outro as suas preferências.

Então, gostou do post de hoje sobre bem-estar sexual? Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo. 

Não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima!

Quer Apimentar A Sua Vida Sexual?

Acesse a nossa loja em Apimentou.com.br e passeie pelos departamentos e categorias. Nós possuímos uma infinidade de produtos de diferentes marcas, modelos, estilos, funções e tamanhos que farão você pirar com tanta novidade e possibilidade.

E o site ainda possui comparador de preços de produtos e frete de diversos lojistas de todo o Brasil, para você comprar mais barato e receber mais rápido.

E o mais legal, nós estamos online no site TODOS OS DIAS, das 11h à 0h!

Estamos sempre online para atender você e tirar todas as suas dúvidas, além de lhe ajudar a comprar o melhor produto pelo menor preço.

Não é robô que fica respondendo um monte de besteira, tirando a nossa paciência… É o nosso time de experts em produtos sensuais e eróticos para lhe dar o melhor atendimento na Apimentou!

E tudo respeitando o sigilo nas informações passadas e em sua identificação.

Basta nos chamar no chat online do site! ; )

E, oh, aqui no Blog da Apimentou nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado à nossa vida sexual.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixe um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode enviar a alguém que você queira ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todas as terças, quintas e sábados tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no YouTube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Marcela Costa

Oie! Eu sou a Marcela Costa e sou expert em produtos sensuais e eróticos e estudiosa no tema sexualidade, bem-estar e saúde íntima. Nesta coluna, desenvolvo posts sobre estes temas para ajudar a todos que queiram ler e tirar suas dúvidas. Caso tenha uma dúvida ou sugestão de pauta, envie email para: [email protected], A/C. Marcela Costa, que terei prazer em responder. : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.