Tenho Cheiro Íntimo Forte. Como Resolver?

15.3k 0
cheiro intimo forte
()

Tópico: Cheiro íntimo forte

Cada mulher, como todo ser vivo, tem seu próprio “cheiro”. 

Em particular, o odor íntimo está associado à liberação de substâncias, chamadas de feromônios, que serviriam, assim como ocorre no mundo animal, para atrair o parceiro para o acasalamento.

Às vezes, porém, algo no corpo não funciona como deveria e um mau cheiro íntimo pode ser um sintoma disso.

A presença de um odor vaginal forte é fonte de constrangimento para muitas mulheres e dependendo da extensão do distúrbio, as causas podem ser diversas.

Confira neste post de hoje tudo sobre cheiro íntimo forte e como resolver. 

Vamos lá?

Causas do cheiro íntimo forte

Um odor íntimo muito desagradável, principalmente se associado a outros sintomas como ardor, coceira, vermelhidão, variações na consistência e cor nas secreções vaginais, pode ser indicativo de problemas de outra natureza, que merecem a atenção de um médico.

As causas patológicas mais comuns incluem:

Infecções: são um dos fatores mais comumente responsáveis pela produção de secreções malcheirosas. Os germes mais frequentemente implicados são:

  • Gardnerella Vaginalis (responsável por infecções vaginais que são caracterizadas pelo chamado “odor de peixe”);
  • Candida Albicans (patógeno responsável pela produção de secreções esbranquiçadas e pastosas).
  • Trichomonas Vaginalis (estimula a produção de uma secreção amarelada e com mal cheiro),
  • Clamídia (microrganismo que é transmitido sexualmente, causando corrimento vaginal purulento com muco).
  • Higiene íntima incorreta: além de constituir um substrato capaz de promover a proliferação de germes responsáveis por diversos tipos de infecções, a higiene íntima incorreta, aliada ao processo de sudorese normal, que ocorre a nível vaginal, pode favorecer a emanação de um desagradável cheiro.

Deve-se ressaltar que o excesso de higiene íntima também pode causar distúrbios, em decorrência da dificuldade do organismo em manter um ecossistema vaginal adequado.

  • Patologias tumorais: algumas neoplasias podem envolver degradação celular com consequente produção de necrose de tecido. Em qualquer caso, trata-se de uma condição muito mais rara do que as anteriores.
Fatores de risco

Alguns fatores de risco estão mais envolvidos no aparecimento de mau odor vaginal.

Entre eles estão:

  1. Condições higiênicas precárias;
  2. Uso impróprio de soluções caseiras;
  3. Relações sexuais desprotegidas ocasionais (podem favorecer o desenvolvimento de infecções sexualmente transmissíveis);
  4. Ovulação;
  5. Gravidez.
Diagnóstico

Para verificar o fator que causou a produção do cheiro íntimo forte, um exame cuidadoso do corrimento vaginal é necessário, com foco em:

  • Cor
  • Consistência
  • Cheiro.

As secreções esbranquiçadas de consistência irregular são típicas da candidíase vaginal, as amareladas e malcheirosas são características das infecções por Gardnerella vaginalis, as secreções amarelo-esverdeadas com aparência espumosa são mais frequentes nas infecções por Trichomonas.

Na opinião dos ginecologistas, deve-se recorrer aos exames laboratoriais para se constatar a confirmação da hipótese diagnóstica, para isso, podem ser feitos:

  1. Exame do cotonete: permite estabelecer, através da análise de uma amostra colhida com um pequeno swab introduzido na vagina, a presença de determinados patógenos responsáveis pela infecção;
  2. Exames de sangue: exames de sangue, no curso da infecção, podem ser alterados; em particular, é possível testemunhar um aumento dos glóbulos brancos ou de alguns índices inflamatórios específicos (como VHS e PCR );
  3. Investigações de natureza instrumental: os métodos de diagnóstico por imagem podem ser úteis, especialmente se for aconselhável excluir a presença de alterações anatômicas vaginais, lesões patológicas ou doenças tumorais.
Como isso pode atrapalhar minhas relações íntimas?

Em um relacionamento sexual, os cheiros “íntimos” muito fortes, podem se tornar um problema e também podem ocorrer apesar da higiene íntima adequada. 

E não só para você. Também podem ser constrangedores para eles.

E se depois de lavar, limpar, esterilizar, usar duchas vaginais e secar, o problema continuar a reaparecer? 

Então é hora de começar a pensar que há algo mais por trás desse cheiro muito forte.

Espuma Higienizadora Íntima Dermosex
Espuma Higienizadora Íntima Dermosex - (Disponível em nossa Loja - Clique para comprar).

Como faço para cuidar e evitar um cheiro íntimo forte?

Remédios naturais

Se a causa do mau odor íntimo não for representada por uma infecção vaginal que requeira terapia medicamentosa específica, a adoção de algumas medidas específicas pode ser útil e geralmente suficiente para resolver e prevenir a formação de um odor íntimo forte. 

Algumas sugestões são:

  • Limite a transpiração excessiva, que também pode promover a proliferação bacteriana e facilitar o aparecimento de infecções, preferindo roupas íntimas de algodão ou fibras naturais e roupas mal ajustadas;
  • Neutralizar o excesso de umidade na região íntima, possivelmente utilizando produtos específicos que ajudam a manter a área “seca” e assim neutralizam a formação de odores desagradáveis;
  • Praticar higiene íntima adequada, utilizando sabonetes com pH correto (variável dependendo da idade da mulher); note que o uso de detergentes muito agressivos, assim como a frequência excessiva e o uso injustificado de duchas vaginais, podem ser contraproducentes, pois são responsáveis por uma alteração da flora bacteriana vaginal;

No caso de infecções vaginais, ou mais geralmente na ausência de resultados satisfatórios, recomenda-se consultar um ginecologista.

Alimentação adequada para evitar o cheiro íntimo forte

Você sabia que tudo o que você come pode ter um impacto agradável (ou desagradável) no cheiro de sua ‘intimidade’? Normalmente, o mau cheiro vem de uma dieta rica em carnes vermelhas e laticínios que têm um impacto negativo, especialmente nas glândulas localizadas na região genital feminina.

Mas a boa notícia é que especiarias como gengibre, canela e frutas como frutas cítricas, abacaxi, melancia, morango e banana ajudam a melhorar o cheiro de suas partes íntimas.

Portanto, promova a proliferação de um ecossistema vaginal correto, principalmente por meio do estilo de vida (dieta rica em probióticos e prebióticos, geralmente fibra de vegetais, frutas, legumes, cereais).

Terapia Farmacológica

Em alguns casos específicos, é necessário recorrer a tratamentos direcionados, tais como:

  • Antibióticos, antifúngicos ou antiprotozoários, com base no patógeno envolvido no início da infecção; associado a esses medicamentos, é possível tomar, sob orientação médica, produtos analgésicos para neutralizar os sintomas dolorosos que podem estar associados à infecção.

Dica De Compra Para Comprar Melhor E Mais Barato!

Acesse a nossa loja em Apimentou.com.br e passeie pela categoria saúde íntima. Nós possuímos uma infinidade de produtos para saúde íntima e bem-estar de diferentes marcas, modelos, estilos, funções e tamanhos que farão você pirar com tanta novidade e possibilidade.

E o site ainda possui comparador de preços de produtos e frete de diversos lojistas de todo o Brasil, para você comprar mais barato e receber mais rápido.

E o mais legal, nós estamos online no site TODOS OS DIAS, de 11h às 00h!

Estamos sempre online para te atender e tirar todas as suas dúvidas, além de te ajudar a comprar o melhor produto, pelo menor preço.

Não é robô que fica respondendo um monte de besteira, tirando a nossa paciência… É o nosso time de experts em produtos sensuais e eróticos para te dar o melhor atendimento na Apimentou!

E tudo respeitando o sigilo nas informações passadas e em sua identificação.

Basta nos chamar no chat online do site! ; )

Conclusão

É de extrema importância que as mulheres saibam que toda vulva tem um odor natural peculiar. 

Entretanto, o cheiro vaginal pode apontar infecção caso mude suas características habituais.

Caso fique demasiadamente forte e venha com outros sintomas, tais como: ardência, coceira, corrimento vaginal (principalmente de cor amarelada ou esverdeada) ou incômodo ou dor durante o sexo, sua atenção precisa ser redobrada.

Nesses casos, os sintomas podem apontar uma desarmonia na flora vaginal e a influência de processos infecciosos que podem necessitar de trato ginecológico.

Esperamos ter ajudado a você a compreender um pouco mais sobre cheiro íntimo forte e, caso tenha alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo. A sua opinião é muito importante para nós.

Compartilhe este post em suas redes sociais. E até a próxima!

E oh, aqui no Blog da Apimentou, nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado as nossas vidas sexuais.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixa um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode ainda enviar para alguém que você queira, para ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todas as terças, quintas e sábados tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no Youtube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Bia Braga

Consultora e Expert Apimentou. Heavy User de Produtos Sensuais. Instagram: @apimentou.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *