Você já ouviu falar em ph da pele?
O pH da pele é um dos seus principais mecanismos de proteção, pois atua como uma espécie de barreira protetora com o meio externo.
Cada parte do corpo é caracterizada por um valor de pH diferente que em qualquer caso está entre 4,5 e 5,75.
Quando seu valor é inferior a 4,5, refere-se ao pH ácido, típico das partes íntimas, enquanto quando é superior a 5,75, refere-se ao pH alcalino ou básico.
O pH é influenciado por muitos fatores, que dependem especialmente da secreção hormonal.
Nas mulheres, a produção de hormônios varia consideravelmente, especialmente durante a fase fértil.
Além dos hormônios, existem outros agentes que podem alterar o pH das áreas íntimas, como o uso de sabonetes alcalinos impróprios, lavagens muito frequentes, escolha de produtos agressivos, ou até uso de roupas íntimas sintéticas, etc.
Fatores genéticos também desempenham um papel extremamente importante na definição do pH da pele: a pele das áreas íntimas possui um manto ácido com valor entre 3,5 e 5 antes da menopausa.
Esta condição depende da presença de lactobacilos que, por produzirem ácido láctico, evita a proliferação de microrganismos infectantes.
Durante o período menstrual é imprescindível lavar as partes íntimas a cada troca de absorvente, utilizando sabonetes com pH 4.
Na menopausa, por outro lado, as mulheres podem usar produtos cujo pH do sabonete íntimo ultrapasse 5.
Durante a gravidez, é aconselhável promover a atividade desinfetante e antibacteriana do sabonete íntimo, orientando-se para produtos com pH entre 3,5 e 5.
Na puberdade, dos 9 aos 15 anos, é aconselhável o uso de sabonetes com pH igual a 4,5, portanto com tendência ácida.
Enquanto na idade pediátrica é sempre preferível optar por sabonetes com pH neutro (em torno de 7).
Viu como o ph da pele é tão importante… ; )
Deixe um comentário