O que é Sabonete íntimo? Qual sua função e necessidade de uso?

34.5k 0
sabonete intimo
()

Tópico: sabonete íntimo

Tópico: O que é sabonete íntimo.

Você já se deparou em algum momento com algum tipo de odor forte ou sensação de não se sentir devidamente higienizada em suas partes íntimas, mesmo após passados pouco tempo de um banho?

Se sim, não se sinta mal… 

Existem distúrbios, como inflamação, corrimento, vaginite, cistite e infecções em geral, que a mulher pode prevenir por meio de uma higiene íntima um pouco mais adequada e precisa.

Para isso, o ideal é realizar a limpeza com um sabonete íntimo adequado e específico para esta função.

Hoje, no mercado, estão disponíveis produtos de excelente qualidade, capazes de manter a saúde intima feminina (e também a masculina) em dia.

A seguir, entenda melhor o que é sabonete íntimo, porque ele é tão importante e como deve ser escolhido e usado.

Por que uma boa higiene íntima é tão importante?

A vagina é uma área anatômica que deve manter um pH fisiológico para evitar o risco de colonização por germes patogênicos. 

Aliás uma microflora local vive em suas paredes, cujo papel é justamente neutralizar a entrada de microrganismos infecciosos e com isso manter em dia a sua saúde íntima.

E é aí que entra o sabonete íntimo.

O sabonete íntimo é desenvolvido totalmente e exclusivamente para aplicação nas partes íntimas, justamente por ter sido criado a partir das necessidades que a região precisa em termos de cuidados e proteção.

Após a aplicação do sabonete íntimo é fundamental secar perfeitamente toda a área, pois a estagnação da umidade permite, justamente, o desenvolvimento de bactérias infestantes.

Atenção especial também deve ser dada ao fato de que, o uso de sabonete em excesso pode ressecar a pele que, perdendo sua elasticidade natural, torna-se receptáculo de patógenos.

Por isso é aconselhável utilizar sabonetes íntimos delicados, preferencialmente em formulação líquida, com a frequência balanceada de lavagens.

Além das infecções bacterianas e fúngicas, as partes íntimas também podem estar sujeitas a manifestações alérgicas, se os sabonetes contiverem substâncias agressivas ou não forem adequados para o ph da pele.

A importância do pH

Você já ouviu falar em ph da pele?

O pH da pele é um dos seus principais mecanismos de proteção, pois atua como uma espécie de barreira protetora com o meio externo.

Cada parte do corpo é caracterizada por um valor de pH diferente que em qualquer caso está entre 4,5 e 5,75.

Quando seu valor é inferior a 4,5, refere-se ao pH ácido, típico das partes íntimas, enquanto quando é superior a 5,75, refere-se ao pH alcalino ou básico.

O pH é influenciado por muitos fatores, que dependem especialmente da secreção hormonal. 

Nas mulheres, a produção de hormônios varia consideravelmente, especialmente durante a fase fértil.

Além dos hormônios, existem outros agentes que podem alterar o pH das áreas íntimas, como o uso de sabonetes alcalinos impróprios, lavagens muito frequentes, escolha de produtos agressivos, ou até uso de roupas íntimas sintéticas, etc.

Fatores genéticos também desempenham um papel extremamente importante na definição do pH da pele: a pele das áreas íntimas possui um manto ácido com valor entre 3,5 e 5 antes da menopausa.

Esta condição depende da presença de lactobacilos que, por produzirem ácido láctico, evita a proliferação de microrganismos infectantes.

Durante o período menstrual é imprescindível lavar as partes íntimas a cada troca de absorvente, utilizando sabonetes com pH 4.

Na menopausa, por outro lado, as mulheres podem usar produtos cujo pH do sabonete íntimo ultrapasse 5.

Durante a gravidez, é aconselhável promover a atividade desinfetante e antibacteriana do sabonete íntimo, orientando-se para produtos com pH entre 3,5 e 5.

Na puberdade, dos 9 aos 15 anos, é aconselhável o uso de sabonetes com pH igual a 4,5, portanto com tendência ácida. 

Enquanto na idade pediátrica é sempre preferível optar por sabonetes com pH neutro (em torno de 7).

Viu como o ph da pele é tão importante… ; )

Sabonete Líquido Íntimo Para Região Anal Dermosex
Sabonete Líquido Íntimo Para Região Anal Dermosex - Disponível em nossa loja Apimentou.com.br

Como escolher o sabonete íntimo certo?

O critério fundamental para escolher o sabonete íntimo mais adequado às suas necessidades é selecionar produtos delicados, não agressivos, que respeitem o pH tendencialmente ácido das áreas genitais. 

Abaixo um pouco sobre cada tipo de sabonete íntimo ideal de acordo com o momento em que você pode estar vivendo e necessitando.

Sabonete íntimo para mulheres em idade fértil

Na idade reprodutiva, a mulher passa por várias fases fisiológicas que são o ciclo menstrual mensal, a fase ovulatória e as possíveis gestações.

Em todas essas ocasiões, o corpo feminino está sujeito a mudanças na síntese hormonal, responsáveis por um metabolismo diferente até mesmo ao nível das partes íntimas.

Além de respeitar o pH vaginal, os produtos a serem utilizados neste período devem ser delicados, preferencialmente formulados com extratos naturais de origem vegetal, como salva e calêndula (substâncias capazes de respeitar o equilíbrio das partes íntimas).

Com o início da menstruação, a mulher deve usar um sabonete íntimo, que tenha propriedades antissépticas, refrescantes e calmantes. Os componentes mais adequados para esses produtos são aloe vera e lavanda, cujos extratos naturais podem fazer parte da formulação de um sabonete íntimo orgânico.

Na presença de infecções, é aconselhável o uso de sabonetes íntimos antibacterianos contendo substâncias desinfetantes.

Sabonete íntimo durante o ciclo menstrual

Durante o ciclo, quando o contato com absorventes externos e internos pode contribuir para irritar a pele causando ardor e vermelhidão, os sabonetes íntimos para menstruação revelam-se aliados preciosos para melhorar o bem-estar íntimo da mulher.

São produtos sem fragrância e geralmente contêm Hamamelis, eucalipto, camomila e malva, compostos usados por suas propriedades refrescantes e calmantes.

Sabonete íntimo durante a gravidez

Durante a gestação, a mulher deve optar por sabonetes íntimos caracterizados por uma ação antibacteriana, antifúngica e levemente desinfetante, para formar uma barreira protetora contra os germes que podem colonizar a vagina.

Devem também garantir uma atividade emoliente, nutritiva, hidratante e elástica, para manter os tecidos da vagina (submetidos ao estresse físico) em condições de tônus.

Alecrim e sálvia, vegetais com atividade anti-inflamatória e bacteriostática, são os componentes perfeitos desses sabonetes.

Sabonete íntimo na menopausa

No final da idade fértil, a mucosa vulvar tende a perder sua hidratação fisiológica tornando-se seca e escamosa: para evitar tais situações, é útil passar a um sabonete íntimo para menopausa contendo substâncias gordurosas como óleo de argan, karité e jojoba.

É importante escolher produtos com ação emoliente e suavizante, particularmente eficazes nas mucosas com tendência ao avermelhamento.

Entre os distúrbios vaginais, o mais comum é, sem dúvida, a candidíase, doença causada pelo fungo unicelular Candida Albicans, responsável por irritações, coceira e queimação na mucosa vulvar e que, embora afete mulheres em todas as idades, é bastante comum na menopausa.

Além das terapias tradicionais, o uso de um sabonete íntimo para cândida, contendo princípios ativos antifúngicos associados a substâncias calmantes, é muito vantajoso.

Dica De Compra Para Comprar Melhor E Mais Barato!

Acesse a nossa loja em Apimentou.com.br e passeie pela categoria sabonete íntimo. Nós possuímos uma infinidade de produtos para saúde íntima e bem-estar de diferentes marcas, modelos, estilos, funções e tamanhos que farão você pirar com tanta novidade e possibilidade.

E o site ainda possui comparador de preços de produtos e frete de diversos lojistas de todo o Brasil, para você comprar mais barato e receber mais rápido.

E o mais legal, nós estamos online no site TODOS OS DIAS, das 11h à 0h!

Estamos sempre online para atender você e tirar todas as suas dúvidas, além de lhe ajudar a comprar o melhor produto pelo menor preço.

Não é robô que fica respondendo um monte de besteira, tirando a nossa paciência… É o nosso time de experts em produtos sensuais e eróticos para lhe dar o melhor atendimento na Apimentou!

E tudo respeitando o sigilo nas informações passadas e em sua identificação.

Basta nos chamar no chat online do site! ; )

Conclusão

Como qualquer outra parte do corpo, a saúde da região íntima é muito relevante para as mulheres. 

E o primeiro aliado para a higiene íntima, é o sabonete próprio para essa região.

Ao contrário dos sabonetes convencionais, os íntimos são desenvolvidos exclusivamente para esses cuidados. 

Esses produtos têm como principal característica a composição com pH compatível com a área.

E lembre-se, todo sabonete íntimo precisa ser ginecologicamente aprovado e testado. 

O recomendado é utilizar pouca quantidade diariamente, e higienizar com cuidado toda a parte externa.

Então, gostou do post de hoje sobre o que é sabonete íntimo? E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo. 

A sua opinião é muito importante para nós.

Compartilhe este post em suas redes sociais. E até a próxima!

E oh, aqui no Blog da Apimentou, nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado as nossas vidas sexuais.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixa um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode ainda enviar para alguém que você queira, para ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todos os dias tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no Youtube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Marcela Costa

Oie! Eu sou a Marcela Costa e sou expert em produtos sensuais e eróticos e estudiosa no tema sexualidade, bem-estar e saúde íntima. Nesta coluna, desenvolvo posts sobre estes temas para ajudar a todos que queiram ler e tirar suas dúvidas. Caso tenha uma dúvida ou sugestão de pauta, envie email para: [email protected], A/C. Marcela Costa, que terei prazer em responder. : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *