Tenho a Região Íntima Escura… É Possível Clarear?

20.4k 0
região íntima escura
()

Tópico: região íntima escura

Nos últimos anos, muitas pessoas vêm dando atenção especial às suas partes íntimas. 

E, embora, possa ser um assunto incómodo ou até mesmo constrangedor, a verdade é que cada vez mais mulheres e homens decidem branquear a área genital, em busca de fazer as pazes com o próprio corpo e recuperar a segurança e autoestima.

Mas será mesmo possível clarear a região íntima escura? É o que abordaremos no post de hoje.

Hiperpigmentação, causas e efeitos

Se você observar bem o seu corpo, provavelmente notará que a área íntima pode estar mais escura que o resto do corpo – fazendo você pensar que há algo de errado, inclusive, com a sua higiene.

No entanto, o pênis, os lábios vaginais e ânus tendem a escurecer, o que é inteiramente normal e explicado pela melanina.

Uma substância produzida por um grupo de células chamadas melanócitos que dão cor à pele e que, juntamente com as alterações hormonais na puberdade, aumentam a sua produção.

Isso resulta em um escurecimento dos genitais, mas também de outras áreas, como mamilos e aréolas. 

No entanto, este não é o único motivo pelo qual a área íntima é mais escura, descubra algumas causas abaixo:

1. Atrito

A primeira, e mais comum razão, é o atrito. Isso pode ser causado devido ao uso de roupas íntimas apertadas ou que não se encaixam adequadamente e há falta de ventilação na área. 

Também pode acontecer como resultado de atividades cotidianas como caminhadas, exercícios, sexo etc. Esfregar demasiadamente a área pode levar ao escurecimento.

2. Fatores hormonais

Sim, seus hormônios podem desempenhar um papel vital nisso. Durante a puberdade, pode haver um aumento repentino nos níveis de estrogênio que favorece o escurecimento da área íntima. 

E, ao final dos 30 e 40 anos, ocorre o mesmo efeito devido aos baixos níveis de estrogênio – à medida que se aproxima da menopausa.

3. Infecções vaginais

A vagina é a parte mais sensível do corpo, e as mulheres são propensas a infecções vaginais de tempos em tempos. Certas condições afetam a área ao redor da vulva, o que pode levar a manchas escuras ao redor da área. 

4. Síndrome dos ovários policísticos

Nos tempos atuais, muitas mulheres são afetadas pela Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). É uma condição em que pequenos cistos se desenvolvem nos ovários, e isso cria uma devastação dos hormônios dentro do seu corpo. 

A SOP leva a um excesso de hormônios masculinos (andrógenos) no corpo, e isso favorece o escurecimento das partes íntimas.

5. Genética

A genética também pode ter uma influência expressiva no escurecimento da pele.

6. Gravidez

Tal como acontece na puberdade, a gravidez é acompanhada por alterações hormonais, incluindo um aumento dos níveis de estrogénio, que leva a uma acumulação de melanina nos tecidos de determinadas áreas específicas. 

É provável que a cor não volte ao que era antes da amamentação e da gravidez, mas isso não representa nenhum risco para a saúde.

7. Depilação genital

Quando você costuma depilar sua área íntima, causa atrito e irritação, porque a pele nesta região é muito delicada. Esses traumas fazem com que os queratinócitos da epiderme formem uma camada superficial composta por células mortas para se protegerem, o que dá a aparência de uma área íntima mais escura e mosqueada.

8. Doenças

Se, além da área genital, você notar escurecimento em outras áreas, como pescoço, axilas, pode ser algo mais grave, conhecido como acantose nigricans. 

Uma condição que, se não tratada, pode levar ao desenvolvimento de doenças graves, tal como a diabetes tipo 2, pois é um sinal de resistência à insulina.

Mas, como prevenir o escurecimento das áreas íntimas?

Para restringir o escurecimento de suas partes íntimas, você precisa saber como cuidar melhor delas, assim sendo, confira algumas dicas a seguir:

  • Tenha uma boa higiene íntima

É sempre importante ter uma boa higiene na zona íntima, não só pela cor dos genitais, mas porque é necessário evitar infecções ou outros desconfortos. Desde então é preciso ter um bom protocolo de limpeza, pois a mucosa vaginal é muito sensível e pode sofrer alterações.

  • Mantenha o equilíbrio do pH

Busque utilizar produtos específicos para a higiene íntima confiáveis e que são capazes de manter os níveis de pH das áreas intactos, ao mesmo tempo em que proporcionam benefícios antissépticos, e ajudam a remover células epiteliais mortas e manchas escuras e persistentes. 

  • Troque a roupa íntima todos os dias para evitar maus odores e excesso de suor na área.

E tente não usar roupas muito apertadas. Se você estiver um pouco acima do peso ou tiver pernas voluptuosas, use roupas que evitem o atrito entre as coxas ao caminhar.

Siga uma dieta saudável, equilibrada e coma alimentos o mais natural possível. 

Lembre-se que a má nutrição pode dificultar o processo de renovação da pele e causar manchas.

Como clarear a região íntima?

Agora que você sabe por que algumas partes do corpo escurecem facilmente, e como prevenir a hiperpigmentação, veremos agora como é possível clarear a pele da área genital. 

Estes são os tratamentos estéticos existentes:

  • Laser – Em geral, o laser é a opção mais segura, pois é a mais rápida e dá os melhores resultados. O feixe do laser provoca a descamação das camadas superficiais da pele, obtendo-se assim um clareamento da área em cerca de 5-6 sessões.
  • Peeling – Este método é mais agressivo, e geralmente serve como reforço após as sessões de laser. Esta técnica reduz a produção de melanina em algumas áreas.
  • Cremes – Atualmente diversas empresas do sensual erótico vêm lançando produtos para clareamento íntimo, e que você pode usar no conforto da sua casa.

Como funciona o creme clareador para partes íntimas?

A aplicação do creme clareador para partes íntimas produz uma leve esfoliação da superfície da pele na área. 

Assim, a pele estará predisposta ao clareamento.

Em seguida, uma combinação especial de substâncias despigmentantes e clareadoras é liberada nas camadas mais profundas da cútis.

O modo de aplicação é simples, basta passar o creme na área. 

O creme/gel é geralmente absorvido rapidamente e não deixa resíduos na roupa, por isso pode-se vestir imediatamente após a aplicação sem maiores transtornos.

Não são necessárias regras especiais de preparação para o tratamento em questão. Mas se desejar, a área pode ser raspada.

Recomenda-se usar o creme clareador íntimo duas vezes ao dia: de manhã e à noite, para melhores resultados.

O tempo de clareamento varia de pessoa para pessoa, isso porque a diferença de cor da pele da área tratada e das áreas adjacentes variam. 

Contudo os resultados já serão vistos após algumas semanas.

Existe alguma contraindicação de uso?

O creme/pomada ou gel não deve ser usado mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à hidroquinona ou outros componentes presentes na formulação.

Estes produtos também não devem ser utilizados em grandes áreas no corpo (seu uso é restrito aos órgãos genitais) ou na pele com feridas abertas, queimada pelo sol, em pele seca, rachada ou irritada.

Certifique-se de que não é alérgico a nenhum dos ingredientes do produto, e em caso de desconforto, irritação na pele ou qualquer outro sintoma alérgico, recomendamos interromper o uso e consultar um médico.

Considerações finais

Como principal barreira protetora do corpo, a pele muda continuamente ao longo de nossa vida. 

Inclusive com a idade, a pele ao redor do ânus, do pênis e da parte externa da vagina tende a escurecer. 

Com isso, o clareamento da região íntima tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos.

E como vimos, já existem diversos produtos disponíveis que clareiam os genitais e que ajudam a restaurar a “juventude” desta área, afim de encontrar maior autoconfiança e nos momentos de intimidade com o parceiro. 

Então, gostou do post de hoje sobre clarear a região íntima escura? Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo. 

Não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima!

Quer Apimentar A Sua Vida Sexual?

Acesse a nossa loja em Apimentou.com.br e passeie pelos departamentos e categorias. Nós possuímos uma infinidade de produtos de diferentes marcas, modelos, estilos, funções e tamanhos que farão você pirar com tanta novidade e possibilidade.

E o site ainda possui comparador de preços de produtos e frete de diversos lojistas de todo o Brasil, para você comprar mais barato e receber mais rápido.

E o mais legal, nós estamos online no site TODOS OS DIAS, das 11h à 0h!

Estamos sempre online para atender você e tirar todas as suas dúvidas, além de lhe ajudar a comprar o melhor produto pelo menor preço.

Não é robô que fica respondendo um monte de besteira, tirando a nossa paciência… É o nosso time de experts em produtos sensuais e eróticos para lhe dar o melhor atendimento na Apimentou!

E tudo respeitando o sigilo nas informações passadas e em sua identificação.

Basta nos chamar no chat online do site! ; )

E, oh, aqui no Blog da Apimentou nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado à nossa vida sexual.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixe um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode enviar a alguém que você queira ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todas as terças, quintas e sábados tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no YouTube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Marcela Costa

Oie! Eu sou a Marcela Costa e sou expert em produtos sensuais e eróticos e estudiosa no tema sexualidade, bem-estar e saúde íntima. Nesta coluna, desenvolvo posts sobre estes temas para ajudar a todos que queiram ler e tirar suas dúvidas. Caso tenha uma dúvida ou sugestão de pauta, envie email para: [email protected], A/C. Marcela Costa, que terei prazer em responder. : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *