Higiene íntima feminina
A higiene íntima deve ser uma preocupação diária de qualquer um, para evitar ser confrontado com incómodos ginecológicos e para manter a flora íntima saudável.
Flora íntima
É constituída por mais de 85% de lactobacilos (microorganismos presentes na vagina e também na vulva), que são essenciais para o equilíbrio vaginal, porque formam uma barreira protetora contra agressões externas, especialmente contra germes: bactérias e fungos, responsáveis por infecções e infecções fúngicas.
Contudo, este equilíbrio da flora íntima é extremamente frágil e pode ser perturbado com muita facilidade por vários fatores, tais como:
- Variações hormonais relacionadas à puberdade, gravidez, menopausa
- Ao tomar certos medicamentos (antibióticos, por exemplo)
- Relação sexual
- Um método de contracepção
- Consumo de tabaco
- Estresse
- Produtos errados usados para higiene pessoal
Por isso, é essencial escolher itens de cuidado adequados que preservem e fortaleçam a flora íntima, permitindo que ela continue exercendo sua função de proteção.
Higiene íntima masculina
Costuma-se abordar com menos frequência sobre a higiene íntima masculina. No entanto, é tão importante quanto, para se evitar doenças e infecções.
Durante a lavagem, no banho, tome cuidado para retrair bem a glande, e lavar todas as partes do pênis, sem esfregá-lo vigorosamente.
Lavar com água, e utilizar pouco sabonete líquido, já é o suficiente. Aqui, novamente, um banho diário é o ideal, exceto, por exemplo, em casos de sudorese, após um esforço ou relação sexual, para eliminar os restos de fluidos e espermatozoides.
Para evitar qualquer irritação, escolha um produto adequado, de acordo com o PH masculino e não perfumado, enxágue bem para retirar todo o sabonete e, em seguida, seque bem o órgão genital.
Corrimentos
Todas as mulheres têm corrimentos. É normal. A consistência e a quantidade variam de mulher para mulher. Além disso, existem flutuações naturais com base no ciclo menstrual.
Então, desde que as secreções vaginais permaneçam claras e não tenham um odor desagradável, não há necessidade de se preocupar.
Contudo, se um corrimento se tornar branco a levemente amarelado com uma consistência que lembra uma nata, sugere ser uma infecção fúngica.
Os inconvenientes mais comuns são as infecções fúngicas… elas afetam 75% nas mulheres e se repetem com frequência.
Em caso de infecções, prefira um produto alcalino com propriedades antifúngicas, antibacterianas com propriedades calmantes e suavizantes para combater o problema e a sensação de desconforto. Em caso de infecções fúngicas, uma consulta médica é o ideal.
Secura vaginal
A secura íntima é um transtorno que pode afetar mulheres de qualquer faixa etária, porém é mais comum durante a menopausa.
Além da dor, a secura vaginal pode afetar a harmonia do casal e levar a problemas de estresse, medo, culpa e baixa libido nas mulheres.
Porém, já existem no mercado produtos que contém agentes hidratantes que permitem remediar essa dificuldade de lubrificação.
Deixe um comentário