Skincare Íntimo, moda, tendência ou necessidade?

1.2k 0
Skincare Íntimo
()

Tópico: Skincare Íntimo

Skincare traduzido literalmente, significa “cuidados com a pele”. 

O termo é relativamente novo, mas a rotina de cuidados não. 

Quem nunca usou um sabonete especial? Ou fez uma misturinha caseira de açúcar e mel para esfoliar a pele? 

Até mesmo hidratar os cabelos com um creme poderoso…essa rotina de cuidados faz parte da vida de homens e mulheres, arrisco dizer que desde sempre, cada tempo com suas possibilidades e tendências, o ser humano busca esse bem-estar, que vai além da rotina de higiene diária, tem motivações particulares e objetivos específicos. 

Skincare íntimo são cuidados com a pele da região intima. 

E pela primeira vez na história, temos uma linha completa, para todos os gostos e necessidades, do básico ao nunca até então imaginado, para tratar nossa intimidade com segurança. 

Esses cuidados podem estar na rotina diária ou esporádica, com muitos produtos ou poucos, você quem decide!

Skincare e os dermocosméticos...uma breve explicação

Acompanhei de perto a chegada desses produtos no mercado, os mais indicados são os dermocosméticos. 

Trata-se de produtos com tecnologia, que tratam profundamente a pele, com ativos comprovadamente eficazes. 

Diferente dos cosméticos comuns, os dermocosméticos atingem camadas mais profundas da pele e segundo a Anvisa, seus resultados são duradouros, como um tratamento mesmo, pois trazem em sua composição ativos farmacológicos, compostos com atividade terapêutica, que se aproximam de medicamentos dermatológicos de uso tópico (uso externo).

Quais produtos usar?

Os específicos para a região intima, de boa procedência e com registro na Anvisa. 

Nunca se deve utilizar produtos de uso geral, corporais, pois a região intima é uma região delicada, cheia de acessos para dentro do nosso corpo, então todo cuidado é pouco. 

De preferência aos testados dermatologicamente, hipoalergênicos, com ativos naturais e cheiro suave. As versões veganas estão cada dia mais disseminadas, suas fórmulas são mais puras, sem corantes ou cheiros fortes, sendo uma excelente escolha sempre.

O que é indicado para uma sessão de skincare íntimo?

Depende. Cada cliente deve ser orientado de acordo com suas necessidades, não é todo mundo que precisa de tudo e isso é individual. 

Listei os sete principais produtos disponíveis hoje no mercado, com suas especificações e indicações:

– Esfoliante íntimo: indicado para remover as células mortas e renovar a pele. Além de deixar a região mais lisa, livre de pelos encravados, auxilia na redução da sudorese (suor) quando aplicado na virilha e dobrinhas prevenindo o mal odor e as assaduras. 

É indicado também como um preparo, antes da aplicação de um hidratante ou clareador, pois limpa a primeira camada de pele, deixando a passagem livre para os ativos.

– Sabonete anal: perfeito para tirar o “cheiro de cool”. Não pode ser introduzido no ânus, mas pode ser usado na ponta dos dedos para lavar as pregas e os pelos, deixando a região livre de odores indesejados. 

Não causa irritação ou coceira, ideal para quem busca uma higiene mais completa e específica. Para os praticantes de beijo grego ou sexo anal, é item obrigatório. 

Pode e deve ser usado diariamente, para higienizar a região de forma efetiva, trazendo conforto e reduzindo possíveis coceiras, típicas da região anal.

– Creme Clareador: indicado para quem tem a pele escura, áspera, com manchas e se incomoda com isso. Pode ser usado na região intima, virilha, ânus, axilas e muitos clientes relatam o uso no rosto também. 

Mesmo as versões sem ácido devem ser utilizadas a noite, enxaguadas pela manhã e não esqueça do filtro solar nas regiões expostas ao sol. 

Gestantes, lactantes e pessoas com alergias específicas, devem consultar um médico dermatologista.

– Hidratantes pélvicos: diferente dos lubrificantes, que são utilizados durante o ato sexual, o hidratante deve ser usado diariamente, principalmente por mulheres que sentem a região da vagina seca, sem umidade e sem tônus. 

A promessa é tratar a pele profundamente, devolver a umidade natural, trazendo conforto e prevenindo fissuras. 

O mesmo produto pode ser usado na virilha, dobras glúteas, ânus e qualquer região que seja mais áspera e que tenha necessidade de uma hidratação mais profunda.

  Sabonete íntimo: parece simples, mas um sabonete específico para a região, além de limpar, conserva o pH em equilíbrio, mantendo a microbiota e a saúde, evita alergias e coceiras indesejadas. 

Além disso versões calmantes e com óleos essenciais, são um verdadeiro acalento para a região. Lembrando que as mulheres devem lavar somente a parte externa, com pouca quantidade de sabão. 

Para os homens versões masculinas são ideais, pois limpam mais profundamente sem agredir. O mesmo produto pode e deve ser utilizado na virilha e região púbica.

– Desodorante íntimo: é o produto mais polêmico da rotina de cuidados. Muitas críticas surgiram após a famosa Anitta falar que sua vulva estava cheirosa, pelo uso do desodorante. 

Polêmicas à parte, se trata de um desodorante corporal e íntimo, ou seja, pode ser utilizado no corpo e na região intima. 

Eu mesma testei e aprovei. Perfeito para usar na região da virilha controlando a sudorese, ele além de perfumar, forma uma película de proteção e hidratação. 

Pode ser aplicado na vulva, no pênis e ânus, sempre com 20 cm de distância da pele até o jato, já que a maioria das versões são aerossóis e nessas partes a indicação é, use com moderação. 

O uso diário pode abafar a região, então deixe para dias específicos ou especiais. Procure versões beijáveis. 

Já na virilha, axilas e corpo, o uso pode sim ser diário, para amenizar o suor dessas regiões.

– Tônico: talvez seja o item menos conhecido, trata-se de um líquido, como uma água, perfeito para peles extremamente sensíveis, promete hidratar, acalmar e refrescar a região sem acumular resíduos. 

Pode ser usado diariamente, com a pele limpa, sozinho ou antes dos hidratantes.

Quem pode fazer?

Todos… homens e mulheres, qualquer pessoa que se incomode com alguma questão que pode ser melhorada. 

A proposta da Skincare é a busca pelo bem-estar, conforto e segurança. 

Uma pessoa quando está bem com o próprio corpo, se sente à vontade na própria pele e na companhia de outras pessoas.

Mas, não seria exagero esses cuidados?

Não, visto que são cuidados extras e opcionais. 

Ninguém é obrigado a aderir, mas se isso faz sentido para você, trata alguma coisa que te incomoda ou te deixa mais feliz e confiante, por que não?

Assim como produtos para o cabelo, corpo, para limpeza da casa, do carro, produtos para cuidados com o pet, o mercado é amplo e sempre investe em novidades, oferecendo opções para todos os gostos. 

Cabe ao consumidor final avaliar suas necessidades e vontades, decidindo o que comprar.

Penso que essa rotina de cuidados íntimos, ajuda a quebrar tabus, deixa em pauta assuntos importantes que vão além de estética (embora acredite que estética é sim importante e assunto para o próximo artigo), estimula as mulheres a olharem para sua região intima, conhecerem sua própria vulva, se tocarem mais e ajuda os homens a repensar a higiene intima com mais cuidado e atenção. 

Cria vínculos de autocuidado, intimidade e confiança, deixando as pessoas mais à vontade nas suas relações.

E aqui, na Loja Anis, da Apimentou, você encontra muitos desses produtos, voltados para a Skincare intima, selecionados pelo nosso time, com o que há de melhor no mercado, as principais marcas e opções. 

Entre, fique à vontade e qualquer dúvida escreva para nós nos comentários, será um prazer lhe ajudar! 

Conte comigo.

Thaís Fibra.

E oh, aqui no Blog da Apimentou, nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado as nossas vidas sexuais.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixa um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode ainda enviar para alguém que você queira, para ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todos os dias tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no Youtube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Thaís Fibra

Olá, sou Thaís Fibra, fisioterapeuta e sócia da Anis Sex Shop. Autora do e-book Anis, sobre saúde e prazer. Expert em identificar produtos de qualidade e ajudar os clientes a realizarem compras assertivas. E agora, colunista do Blog Apimentou, que honra! Borá conversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *