Sabonete Íntimo Masculino. Saiba Tudo Neste Post!

1.2k 0
Sabonete Íntimo Masculino
()

Tôpico: Sabonete Íntimo Masculino

Os homens sempre foram menos cuidadosos que as mulheres na busca por produtos específicos para higiene íntima. 

No entanto, nos últimos tempos, esta tendência vem mudando. 

Afinal, ao contrário do que se possa pensar, os genitais masculinos não são menos delicados do que os femininos, e cuidar deles corretamente ajuda a melhorar a saúde e a vida sexual do homem.

No post de hoje, abordaremos a importância da higiene íntima e o uso do sabonete íntimo masculino.

Higiene do pênis

Lavar o pênis corretamente é essencial para a saúde e uma vida sexual mais satisfatória. 

Por outro lado, a má higiene pessoal causa infecções do trato urinário e do trato seminal com possíveis danos à fertilidade masculina.

Os especialistas aconselham a não lavar o pênis mais do que uma vez por dia, em condições normais. 

Porém se tiver praticado atividade física, tido relações sexuais etc., pode precisar de mais limpeza. 

Deve-se ressaltar que o pênis e os testículos, se limpos de forma correta e regular, não emitem nenhum odor. 

No entanto, em caso de deficiência higiênica, podem ocorrer acúmulos de esmegma sob o prepúcio… uma substância esbranquiçada resultante de diferentes secreções. 

E, a falha em remover metodicamente o esmegma, causa proliferação bacteriana e odores desagradáveis. 

Sintomas de má higiene íntima

Os sintomas de má higiene íntima variam de simples odor desagradável a doenças mais graves. 

Alguns dos mais comuns são:

  • Áreas genitais com mau cheiro
  • Inflamação da glande
  • Eritema
  • Vermelhidão
  • Comichão e/ou ardor na zona genital
  • Distúrbios da micção
  • Secreções esbranquiçadas que exalam mau cheiro
  • Acumulação de esmegma
  • Áreas que são dolorosas ao toque

Um pênis não circuncidado requer maior precisão na higiene íntima. 

A área coberta pelo prepúcio, de fato, pode “aprisionar” acúmulos de sebo, secreções e esmegma que podem causar inflamação e infecções, postite e balanite.

Cuidados com a higiene íntima masculina

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar muito você a manter sua higienie íntima em dia:

1. Lave as mãos antes de ir ao banheiro

Com certeza você já sabe que lavar as mãos depois de usar o banheiro é muito importante, certo?  No entanto, você pode não esquecer de lavar as mãos antes de tocar no pênis. 

Quando os homens não têm esse cuidado, acabam levando fungos e bactérias para a área genital.

Por isso, uma precaução importante é evitar tocar na zona íntima com as mãos sujas. 

Dessa forma, evita-se a contaminação das mucosas e da pele dessa área, reduzindo o risco de acúmulos de germes que, devido ao calor e umidade podem se multiplicar e contribuir para o desenvolvimento de diversos tipos de doenças.

2. Higienize o pênis após urinar

Infelizmente, a maioria dos homens não tem o hábito de limpar adequadamente o pênis após urinar. 

No entanto quando a urina se acumula na glande e se espalham na cueca, esse acúmulo pode causar inflamação local ou infecção fúngica.

O ideal é limpar o pênis com papel higiênico ou, se possível, lavá-lo imediatamente. 

A higiene adequada ainda é uma das formas de evitar odores no local.

3. Higienize o pênis após a relação sexual

Outra maneira de cuidar da higiene peniana é lavar o pênis imediatamente após o sexo. 

Essa ação evita que resíduos de sêmen e lubrificante de preservativo se acumulem na pele, reduzindo o risco de crescimento de fungos, como a candidíase.

Mesmo que não se use camisinha durante o sexo, a higiene imediata ajuda a remover o lubrificante natural da mulher – uma substância que pode servir como meio de cultura para bactérias.

4. Use um sabonete íntimo masculino

Culturalmente, desde a adolescência, com o início da menstruação, as mulheres têm todo o cuidado com a higiene íntima e vão em busca de produtos mais adequados para a limpeza adequada de seus genitais.

O sabonete íntimo para a mulher está bastante estabelecido como um cuidado básico das zonas íntimas. 

No entanto, muitos homens desconhecem que também devem utilizar um produto especial para limpar seu órgão genital, respeitando o pH da pele. 

O sabonete íntimo masculino é desenvolvido levando em conta o pH natural da pele masculina para não afetar de forma alguma esta zona. 

Estes itens ajudam a remover a sujeira e o suor, mantendo a pele em um equilíbrio saudável. 

Pode-se usar gel íntimo para mulheres?

O homem está menos acostumado a procurar produtos para o próprio corpo e muitas vezes passa a usar produtos que encontra “à mão” talvez usados por sua parceira. 

Esta situação, se ocasional, é inofensiva, mas ao se repetir ao longo do tempo pode levar a patologias do sistema genital masculino. 

Isso porque, a zona íntima dos homens tem um pH diferente do das mulheres. 

Se utilizar produtos com pH inferior ou superior ao da nossa pele, destruiremos a barreira protetora natural e favoreceremos uma pele desequilibrada ou desprotegida. 

Portanto, para manter a pele saudável, tanto na área íntima quanto no resto do corpo, é muito importante lavar sempre com um sabonete que tenha um valor de pH o mais próximo possível do da nossa pele, que normalmente fica em torno de 5,5.

No entanto, o pH de toda a área íntima masculina (pênis, testículos e ânus) não é 5,5 como no resto do nosso corpo, mas é pH 7. Por outro lado, as mulheres em sua área íntima têm um pH de 5,5 (exceto em algumas situações como menstruação ou menopausa). 

Isso significa que os homens não devem usar o mesmo sabonete íntimo feminino para a região íntima, e sim um sabonete íntimo masculino.

Também não é recomendado o uso de um gel de banho convencional pelo mesmo motivo de pH mencionado acima. 

É melhor usar um sabonete com pH específico para homens na área íntima dos homens. 

Uma maior atenção deve ser dada ao uso de produtos específicos e higiene genital correta por determinados indivíduos com patologias que podem favorecer o aparecimento de irritações ou infecções locais (sujeitos diabéticos) ou estados pós-cirúrgicos ou em indivíduos que tiveram relações sexuais com risco de transmissão de DSTs.

Higiene íntima: como lavar o pênis e os testículos

Na correta higiene íntima dos homens, deve ser feita uma distinção entre circuncidados e incircuncisos. 

As etapas são resumidas assim:

Homens Incircuncisos:

  • Sabonete líquido neutro. Prefira um sabonete íntimo masculino com fragrâncias delicadas e ingredientes principalmente naturais: substâncias muito agressivas podem causar irritação e vermelhidão na área genital. 
  • No chuveiro, use água morna. Evite temperaturas muito altas que possam irritar as partes íntimas ou até mesmo causar queimaduras.  

Como lavar os genitais:

  • Despeje o sabonete íntimo masculino em suas mãos e, quando espumar, esfregue suavemente nos testículos, na haste do pênis e sob o prepúcio.
  • Retraia suavemente o prepúcio sem forçar, limpe com o sabão com as mãos ou uma esponja macia e enxágue bem. Retorne a pele à sua posição natural.

Homens circuncidados:

  • Sabonete neutro. Também neste caso, apesar da ausência de prepúcio, o sabonete líquido masculino deve ser delicado e livre de fragrâncias fortes. 
  • No chuveiro, use água morna.

Como lavar os genitais:

  • Esfregue o sabonete neutro entre as mãos até obter uma espuma espessa, passe suavemente sobre os testículos, a base, o corpo do pênis e sob sua ponta.
  • A área íntima deve ser cuidadosamente limpa mesmo na ausência da pele que cobre a glande, pois com suor e secreções diferentes, há risco de proliferação bacteriana. 
  • Seque-se com cuidado e evite aplicar talco ou outro tipo de produto que possam causar efeitos adversos, como irritação na uretra.

Se a pele tiver necessidades específicas, porém, lembre-se de consultar o dermatologista, que indicará o produto adequado para o caso específico. 

Considerações finais

Não basta tomar um simples banho todos os dias para estar livre de problemas, sem se atentar a alguns cuidados. 

Afinal, como vimos, a falta de higienização pode causar problemas desde constrangimento no momento de uma relação sexual até o surgimento de doenças ou mesmo do câncer de pênis – doença muito temida pelos homens.

A higiene íntima também é um momento fundamental de controle, pois permite verificar a forma e o volume dos testículos e avaliar a presença de quaisquer anomalias como desconforto ou vermelhidão que devem ser verificadas com seu médico de confiança.

E lembre-se: a sua saúde íntima deve estar sempre em primeiro lugar!

Então, gostou do post de hoje sobre Sabonete Íntimo Masculino? Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo. 

Não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima!

Quer Apimentar A Sua Vida Sexual?

Acesse a nossa loja em Apimentou.com.br e passeie pelos departamentos e categorias. Nós possuímos uma infinidade de produtos de diferentes marcas, modelos, estilos, funções e tamanhos que farão você pirar com tanta novidade e possibilidade.

E o site ainda possui comparador de preços de produtos e frete de diversos lojistas de todo o Brasil, para você comprar mais barato e receber mais rápido.

E o mais legal, nós estamos online no site TODOS OS DIAS, das 11h à 0h!

Estamos sempre online para atender você e tirar todas as suas dúvidas, além de lhe ajudar a comprar o melhor produto pelo menor preço.

Não é robô que fica respondendo um monte de besteira, tirando a nossa paciência… É o nosso time de experts em produtos sensuais e eróticos para lhe dar o melhor atendimento na Apimentou!

E tudo respeitando o sigilo nas informações passadas e em sua identificação.

Basta nos chamar no chat online do site! ; )

E, oh, aqui no Blog da Apimentou nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado à nossa vida sexual.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixe um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode enviar a alguém que você queira ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todas as terças, quintas e sábados tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no YouTube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Marcelo Maia

Me chamo Marcelo Maia e sou expert em produtos sensuais e eróticos e um estudioso no tema sexualidade, bem-estar e saúde íntima. Além disso, sou autor do e-book Punheta, uma passeio na masturbação masculina, à venda na livraria da Amazon. Nesta coluna, desenvolvo posts sobre estes temas para ajudar a todos que queiram ler e tirar suas dúvidas. Caso tenha dúvida ou sugestão de pauta, envie email para: [email protected], A/C. Marcelo Maia, que terei prazer em responder. : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *