Óleos Corporais e Seus Benefícios para a Saúde Íntima

5.3k 0
Óleos Corporais
()

Tópico: Óleos Corporais

Os óleos corporais, com suas fragrâncias delicadas, são grandes aliados para manter a saúde vaginal em dia.

Estes, atuam de diferentes formas: agindo como remédios preventivos para infecções, desodorantes naturais e até como lubrificantes.

No post de hoje, separamos 7 óleos e suas principais propriedades capazes de preservar o equilíbrio da esfera ginecológica e otimizar o conforto íntimo das mulheres. 

Óleos corporais e seus benefícios para a saúde íntima

Quando falamos de soluções para aliviar os sintomas de patologias vulvares, como coceira, irritação ou dor durante a relação sexual, logo imaginamos: medicamentos, cremes calmantes, géis lubrificantes, etc., para solucionar o problema, não é mesmo? 

Porém, vale pontuar, que há maneiras naturais de aliviar esses desconfortos utilizando os óleos vegetais. 

Dotados de muitas virtudes, são verdadeiros aliados para a saúde íntima. 

Apresentamos a seguir, alguns destes, às suas propriedades e benefícios, para que você possa integrá-los à sua rotina de cuidados.

1. óleo de coco

O óleo de coco é obtido da polpa do coco, que é prensada mecanicamente a frio e sem a intervenção de produtos químicos para extrair seu óleo. 

Este método de extração permite que o óleo de coco preserve o seu sabor, seu cheiro, e também as suas propriedades.

Este óleo é facilmente encontrado no mercado. 

Geralmente vem na forma sólida (um pouco branca) e se liquefaz em contato com o calor e a pele.

O óleo de coco possui:

  • Propriedades antifúngicas

Entre as excelentes propriedades do óleo de coco, uma delas é sua ação antimicrobiana, antifúngica e antibacteriana. Composto por quase 50% de ácido láurico, é um verdadeiro aliado em caso de pequenas infecções vaginais.

  • Propriedades hidratantes

Rico em vitaminas e em uma infinidade de ácidos graxos, o óleo de coco também é emoliente e hidratante. Ideal para quem deseja a máxima lubrificação em sua vida íntima.  O óleo de coco é um dos mais usados como lubrificante durante as relações sexuais.

Embora o óleo tenha muitos benefícios, é preciso se atentar a alguns cuidados, tais como:

  • Incompatível com preservativos

Em primeiro lugar, como qualquer lubrificante à base de óleo, o óleo de coco é incompatível com o uso de preservativos de látex, pois pode danificar o material – colocando a mulher em risco de uma gravidez indesejada, ou de contaminação por ISTs.

O mesmo vale para o uso de seus brinquedos sexuais e vibradores, para não comprometer material é preferível usar um lubrificante à base de água.

  • Natural sim, mas orgânico também

Além disso, também é necessário ter cuidado com o óleo de coco que você escolher. Prefira um produto orgânico, afinal as mucosas são super absorventes, elas sorvem quase tudo e imediatamente que se aplica nelas, logo é necessário optar por um produto de boa procedência,

Por fim, escolha um óleo de coco virgem de um primeiro processo de prensagem a frio. Ao contrário de outros óleos vegetais, esta é a única maneira de obter óleo de coco de qualidade.

2. Óleo de amêndoas doce

O óleo de amêndoa doce, rico em vitamina E, também é conhecido por combater a secura íntima e aliviar os sintomas da vulvovaginite graças às suas propriedades hidratantes, calmantes e curativas. 

É também o óleo mais recomendado pelos profissionais de saúde para pacientes com vaginismo, vulvodinia e vestibulodinia.

Este óleo lubrifica as mucosas, facilitando a dilatação em pessoas com patologias vulvares. 

E, assim, ele pode substituir os lubrificantes tradicionais.

E lembre-se, tanto para a aplicação local interna e externa, opte sempre pelo produto mais natural e orgânico possível.

3. Óleo de jojoba

Este óleo, com uma cor que tende para o amarelo, é conhecido por suas ações anti-inflamatórias, calmantes e cicatrizantes. 

O óleo de jojoba é um dos que menor apresenta risco de reações alérgicas. 

Pode ser usado como lubrificante e, portanto, também é recomendado para relações sexuais dolorosas (por ressecamento das mucosas ou irritação) ou como óleo de massagem íntima para pessoas com patologias vulvares.

4. Óleo de borragem

O óleo de borragem é conhecido pela sua versatilidade. 

Assim como outros mencionados acima, este hidrata as mucosas durante a secura vaginal, também ajuda a prevenir e combater infecções fúngicas vaginais não infecciosas. 

Este óleo vegetal é frequentemente associado ao óleo de prímula para potencializar os seus efeitos. 

É utilizado em aplicação interna (cápsulas) e em aplicação local.

5. Óleo de prímula

Podemos chamá-lo de “o óleo da vulva”. 

As suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias e regeneradoras hidratam as mucosas, reequilibram o sebo da flora vaginal e, devido à sua riqueza em ácidos gordos, aliviam a irritação e o prurido. 

O óleo de prímula é um dos óleos que mais demonstrou sua eficácia contra o desconforto vulvar.

6. Óleo de lavanda

O óleo essencial de lavanda é conhecido por ser muito ativo contra cepas comuns de Candida normalmente envolvidas em infecções orais e vaginais. 

É um excelente remédio natural porque é livre de toxicidade ou efeitos colaterais significativos. 

De acordo com estudos, uma concentração de 3% do óleo já foi considerada suficiente para destruir 100% das cepas estudadas e, portanto, é útil em caso de infecção por Candida. 

7. Azeite de oliva

As propriedades nutritivas e emolientes do azeite para a pele, já são bem conhecidas de todos. 

Além do ácido oleico, o azeite contém cerca de 15% de ácido linoleico, 15% de ácido palmítico e 2% de ácido esteárico. 

Contém também uma fração insaponificável de 1 a 2% que lhe confere uma concentração significativa de ativos antioxidantes, incluindo compostos fenólicos, clorofila, vitamina E, fitoesteróis com ação reparadora e anti-inflamatória e esqualeno, um dos principais componentes da pele.

Na realidade, a estreita ligação entre o azeite e o sexo na antiguidade é pouco conhecida. Mas os gregos utilizavam este óleo como lubrificante e estimulante durante as relações homossexuais, muito difundidas na época. 

Na Roma Antiga, por outro lado, as mães sugeriam seu uso às filhas que se casavam durante a primeira noite de amor, para tornar a perda da virgindade menos dolorosa.

Para uso externo, o azeite extravirgem tem, portanto, uma ação nutritiva, calmante, emoliente e antioxidante para a pele, além de propriedades lubrificantes. 

Logo, pode ser considerado útil e “saudável” para aliviar e facilitar um ato sexual ou um distúrbio genital que de outra forma seria incômodo se não doloroso para ambos os sexos (masculino-feminino), como a relação anal e secura vaginal relacionada, por diferentes motivos, para a esfera íntima de cada mulher.

Para o seu uso, tente umedecer, aplicando a quantidade certa de azeite, as áreas íntimas em questão: órgão genital feminino, parede anal externa e interna, mas, primeiro, certifique-se de mantê-las higienicamente limpas.

8. Óleo de Tea tree

O óleo de Malaleuca ou Tea tree é certamente o mais indicado para a higiene íntima feminina: é um óleo com fortes propriedades antifingina, antibacteriana e anti-inflamatória.

O óleo de Malaleuca ou Tea tree é usado para prevenir e tratar inúmeras doenças, inflamações e infecções que afetam o sistema reprodutivo, como leucorréia, infecções por candida, cistite e uretrite.

O cheiro do óleo essencial da árvore do chá não é dos mais agradáveis, mas pode ser melhorado adicionando algumas gotas de óleo de lavanda, por exemplo.

Considerações finais

Os óleos vegetais, portanto, têm muitas vantagens. 

Suas propriedades, não desequilibram a flora vaginal, pelo contrário as mucosas ficam hidratadas e lubrificadas por mais tempo e seus atributos podem ajudar a aliviar os sintomas decorrentes de patologias vulvares.

Você pode encontrar todos estes óleos vegetais em farmácias, mercados ou lojas especializadas.

E, caso surja alguma dúvida relacionada à higiene íntima e o uso dos óleos, vale a pena conversar com seu médico ginecologista, antes de tomar qualquer decisão. 

Uma consulta com um profissional da área é sempre válida.

Então, gostou do post de hoje sobre Óleos e seus benefícios para a saúde íntima? Deixe nos comentários abaixo, afinal, a sua opinião é muito importante para nós.

Não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima!

Quer Apimentar O Seu Relacionamento?

Acesse a nossa loja em Apimentou.com.br e passeie pelos departamentos e categorias. Nós possuímos uma infinidade de produtos de diferentes marcas, modelos, estilos, funções e tamanhos que farão você pirar com tanta novidade e possibilidade.

E o site ainda possui comparador de preços de produtos e frete de diversos lojistas de todo o Brasil, para você comprar mais barato e receber mais rápido.

E o mais legal, nós estamos online no site TODOS OS DIAS, das 11h à 0h!

Estamos sempre online para atender você e tirar todas as suas dúvidas, além de lhe ajudar a comprar o melhor produto, pelo menor preço.

Não é robô que fica respondendo um monte de besteira, tirando a nossa paciência… É o nosso time de experts em produtos sensuais e eróticos para lhe dar o melhor atendimento na Apimentou!

E tudo respeitando o sigilo nas informações passadas e em sua identificação.

Basta nos chamar no chat online do site! ; )

E, oh, aqui no Blog da Apimentou nós vamos tirar todas as suas dúvidas, sobre tudo relacionado à nossa vida sexual.

Se quer saber mais sobre um determinado tema, deixe um comentário abaixo e nós vamos providenciar para você.

E você pode enviar a alguém que você queira ajudar a tirar dúvidas sobre o tema.

Todos os dias tem matéria nova no ar!

No blog ou no Canal da Apimentou no YouTube.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Marcela Costa

Oie! Eu sou a Marcela Costa e sou expert em produtos sensuais e eróticos e estudiosa no tema sexualidade, bem-estar e saúde íntima. Nesta coluna, desenvolvo posts sobre estes temas para ajudar a todos que queiram ler e tirar suas dúvidas. Caso tenha uma dúvida ou sugestão de pauta, envie email para: [email protected], A/C. Marcela Costa, que terei prazer em responder. : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *